sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Tô P da Vida!

Parece uma coisa, né?

Hoje era dia de pesagem. Acordei e fui fazer meu matinal xixi. Eis q vem a surpresa, a belíssima surpresa!!! Fiquei menstruada bem no dia da pesagem! Por isso, venho fazendo tudo direitinho, 45 minutos de esteira todos os dias, RA direitinha e tenho me sentido inchada, gorda, sei lá... Mesmo assim, fui diretinho pra balança. E o q era esperado se confirmou! 105,4 kg! Isso mesmo... emagreci apenas 400 gramas, mesmo fazendo tudo corretamente, por causa da dona Mentru! Ah, gente... q saco hein! Eu fazendo tudo direitinho crente e abafando q eu ia entrar nos 104... e só se foram 400 gramas!? Que isso... Ai, q raiva! Estava lendo q retemos mais liquido quando estamos pra ficar menstruada e quando estamos nesses dias! Pôxa, fiquei triste! Caprichei tanto na RA!!! Não usei nenhum ponto flex e ainda fiz exercícios e a dona menstru me passa a perna desse jeito.... fazer o que? Continuo firme no meu objetivo! Até pq segunda-feira a monstruação já deve ter ido embora! E é dia de pesar para o desafio!!! Abaixo, o testo q achei falando sobre esse maldito "inchaço" menstrual!

Um final de semana bem magrinho pra nós!!!

Bjs diet!!!








COMO EVITAR O INCHAÇO DURANTE A MENSTRUAÇÃO


É só a menstruação se aproximar e parece que você vai explodir de tão inchada?

Aprenda a lidar melhor e até evitar a retenção de líquidos.

Você é daquelas mulheres que, por cinco ou seis dias, todos os meses, usa um guarda-roupa especial, com calças e saias um número maior e sutiãs de melhor sustentação? A vida também muda, você não dorme de barriga para baixo, evita marcar médico nesse período e odeia colocar maiô nessa fase? Não se preocupe: você sofre de um problema comum durante o período pré-menstrual: o inchaço.

A retenção de líquidos, mais conhecida como "inchaço", é um dos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM). Nessa época, o corpo passa por alterações hormonais que interferem na produção de algumas substâncias, entre elas a aldosterona, que tem a função de regular a quantidade de sal no organismo.

Já reparou como o sal de cozinha da sua casa absorve a umidade do ambiente? Ele age do mesmo modo no seu corpo: retém o líquido e você faz menos xixi do que deveria. Resultado: barriga e seios inchados, dor e dificuldade para fechar as mãos, sapatos que não entram.


As causas do inchaço

Mas por que será que você tem tantas reações e sua irmã ou sua amiga não têm nenhuma? "A retenção hídrica depende de fatores hormonais e individuais que variam de pessoa para pessoa e que também podem mudar de um mês para outro", explica Mara Solange Diegoli, ginecologista e coordenadora do Grupo de Apoio à Mulher com TPM, do Hospital das Clínicas de São Paulo. Existe até uma história curiosa envolvendo o inchaço.

Durante muito tempo, acreditou-se que a dor de cabeça que surge um dia antes ou no primeiro dia da menstruação, em algumas mulheres, fosse causada por ele. A retenção de líquidos faria o cérebro inchar e ele ficaria prensado dentro da caixa craniana, causando a dor. Hoje, sabe-se que isso não é verdade. "A dor de cabeça que aparece nesse período, e que é muito comum, nada tem a ver com o inchaço. Ela é conseqüência da queda dos níveis de estrógeno no organismo", explica Diegoli.


Previna-se

Antes da hora "h" Beba muita água. Os rins funcionam melhor, o que é um incentivo para eliminar o excesso de líquidos. "Também vale comer frutas ricas em água, como melancia, melão e pêra", sugere Anita Sacs, nutricionista e professora da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Evite café, chá, refrigerantes e chocolate. Eles causam irritabilidade (têm xantina e metilxantina), o que faz o inchaço incomodar mais.


Pratique exercícios

Eles aumentam a circulação linfática, que elimina o excesso de líquidos do organismo. Faça do-in para aliviar o sintoma. Cruze as pernas, apoiando o pé esquerdo sobre a coxa direita, de forma a ver o ossinho do lado interno do tornozelo. Meça quatro dedos acima do ossinho e aperte esse ponto, que provavelmente estará dolorido. Pressione por cinco minutos e repita na outra perna. "O ideal é fazer todas as manhãs, no período pré-menstrual", ensina o terapeuta Aluisio Monteiro.

Diminua a quantidade de sal da comida no período pré-menstrual, ou seja, quando você começa a ter sintomas da TPM. Coma alimentos diuréticos. Por exemplo: alface, agrião, morango ou chuchu.

Para algumas pessoas, beber mais água, corrigir a alimentação e fazer exercícios não é suficiente. Nesse caso, é importante procurar um médico. "Quando o inchaço interfere no dia-a-dia, pode-se receitar um diurético para o período pré-menstrual", explica a ginecologista Nilka Donadio.

Mas esses medicamentos são perigosos, pois podem abaixar demais a pressão arterial, por isso não devem ser tomados a longo prazo ou sem orientação médica.


Santo remédio

Inchou e está se sentindo péssima? Tem uma festa e nem entra no vestido? O jeito é deitar enquanto uma esteticista faz drenagem linfática em você. Trata-se de uma massagem relaxante, que não dói e tem a capacidade de diminuir o inchaço. Junto com os vasos sanguíneos, correm os linfáticos, que carregam o excesso de líquidos e toxinas para o rim, de onde eles são eliminados pela urina.

"O efeito é imediato. Logo depois, o sapato já entra mais folgado, a calça pára de apertar", explica Maria de Fátima Pereira, professora de estética corporal do Senac. Passar por duas a três sessões na semana que antecede o primeiro dia da menstruação é o ideal. A massagem dura de uma hora a uma hora e quinze minutos. O preço pode variar de 40 a 120 reais.


Curiosidade

A apresentadora de televisão Angélica ficava tão inchada no período pré-menstrual que algumas vezes precisava fazer massagens para conseguir usar suas roupas e seus sapatos. Desde que começou a praticar exercícios diariamente, emagreceu e está mantendo o inchaço sob controle.

14 comentários:

Lela disse...

Ei Fantinha, não desanima não. Aposto que semana que vem vc terá uma surpresona!!!!

Beijinhos

Anônimo disse...

Oi lindona!!!
Não fique triste, isso aconteceu comigo a uns 15 dias atraz e depois q veio a bendita fiquei bem legal, vc perde até mais peso para a semana depois da menstru.Um maravilhoso fds querida...

Beijinhosss

A Corrida Para um Corpo Ideal disse...

Fan querida, Se nao teve bons resultados pode ter certeza que apareceram na proxima pesagem somada a perda da semana q vem...
Bjs

Candy disse...

Querida Fanta,

Com certeza quando a dona M for embora a balança vai mostra o peso menor. Não se estressa viu?

Ótimo fds!

Dieta e Prazer - Mey disse...

Calma lindinha

nada de desanimar não

pois com certeza vc esta inchada por contra da "menstru"

vamos em frente !

Mali disse...

Bom dia flor!!!
Num fica assim não! Tbm passei pela mesma situação essa semana! Mas veja o lado bem, mesmo inchada vc eliminou 400g, isso quer dizer que você não engordou e nem estagnou. Vc emagreceu!!!!! Viva!!!!
Motivo suficiente para comemorar!!!
beijos e bom fds!!!!

Ariana disse...

Bom dia lindona...

Sabe que a Dn M. também resolveu aparecer essa semana aqui em casa e eu nem me atrevi a pesar né??!!
Esse negócio é um saco, nessas horas queria ter nascido homem... kkkkkkkkkkk
Mais com certeza semana que vem você vai ter novidades boas, você vai ver...
Adoreiii o texto que você postou sobre a Dn. obrigado por compartilhar!!

Beijão e ótimo sabadão!!

Amanda disse...

Oi Miga,não desanima que na semana que vem será muito melhor...um grande beijo!!

Claudete disse...

Ah Fantinha, nao fique chateada assim nao, depois que ela passar, vc vai ver o peso real, e ai vai ficar melhor ainda. BEIJOS

juasd disse...

Não fique trsite não, fique feliz eliminou quase meio quilo, e todo peso perdido é sagrado já foi, e pense que o vc tem não é a bendita gordura e sim água retida, então assim que essa fase passar e vc dispensar esse aculmulo de liquido a próxima pesagem vai ser muito boa! o negócio é não desanimar e manerar no café, chá e sal e comer muita salada, tomar muita água, que logo, logo vc não terá mais esse liquido preso!
bjus, bom sabadão!

Anônimo disse...

ô Fantinha, fica P da vida não pq se isso for mesmo fruto de menstruação vc verá isso na proxima pesagem ;D
adorei o vídeo do Hassun.
beijos bom fds

Anônimo disse...

Liga não Fan! Depois que a dona M. for embora, você se pesa outra vez. Verá que emagreceu bastante! É assim mesmo!
Beijos!!

Anônimo disse...

oi querida, tem vários grupos aí no RJ, inclusive aí é a "matriz" do CCA, o site é http://www.comedorescompulsivos.com.br/cca.htm dá uma olhada nos endereços. Tem tb as reuniões no MSN. beijos

Mel disse...

Oi Fantinha vc tem que pular de alegria ainda eliminou um pouquinho,realmente epoca de M naõ escapamos do inchaço,animo pra quando tudo passar e tiver inteirona pra continuar essa luta bjs