quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Obesidade Infantil

Como a maioria daqui sabe, sou professora. Dou aula para duas turmas de quarta série. Tenho uma aluna (com 10 anos) obesa! Ela pesa exatamente 80 quilos! Isso mesmo, 10 anos e 80 quilos. Come de tudo, repete na hora do almoço e vive rodeada dos biscoitos recheados hipeer calóricos e waffer... Percebo q ela vem engordando cada dia mais! Já chamei a mãe para conversar (a mãe tb é bastante gorda) e esta diz q vai levá-la num nutricionista mas nunca leva. A menina bebe muita água e isso tem me preocupado por conta de diabetes... Quem é diabético bebe bastante água, tem muita sede. Falei com a mãe para levá-la para fazer um exame de sangue, a mãe diz q vai levar e não leva... Tô escutando a mesma coisa desta responsável desde o ano passado (a menina foi minha aluna ano passado tb!).

O fato é q ela está compulsiva... é uma criança obesa, compulsiva, possui dificuldade de aprendizagem e tem problemas de vista! Ou seja, tem bastante coisa para se ajeitar aí, concordam?

Pois é... e hoje, numa de suas compulsões, ela comeu a fruta do dia q era banana e tendo a casca em mãos, mandou ver na casca também! Isso mesmo... ela comeu a banana e depois a casca da banana! Fiquei chocada! A meninada ficou sabendo e ficou impressionada, caiu em cima, mandando ela comer outra... eu pedi para pararem com aquilo e expliquei q fazer mal não ia fazer, pois existe até bolo de casca de banana, mas q não devia-se comer casca de banana... O fato é q o problema dessa menina vai muito além... é obesidade infantil, é compulsão q ela tem!!!

Estou preocupada! Já falei com a direção da escola sobre o assunto. No fim do dia, ia chamar a mãe dela para falar sobre a casca q ela comeu! Mas nem precisei. Assim q ela viu a mãe foi logo falando...e a mãe não disse absolutamente nada! Fiquei sem reação!!!

Bem...a obesidade infantil é fato hoje em dia, atinge 10% das crianças brasileiras... e atingiu a minha pequena aluna! O controle da obesidade infantil começa em casa, com alimentação balanceada e não é só preocupação com a estética por causa dos coleguinhas que vão zoar. A criança obesa tem muito mais chances de ser um adulto obeso e com algumas doenças por conta disso!

Não foi a toa q Barack Obama aumentou o preço dos refrigerantes lá nos Estados Unidos! Foi uma forma de tentar acabar com a obesidade infantil, lá! Achei bem válida!

Bem... por hj é só...Esse assunto rendeu muitas linhas...rs

Mil bjks diet!


21 comentários:

Lola disse...

sou nova aqui, mas já adoro.
força pra nós. um beijo!!!

Manu disse...

Eu sugiro que vc faça uma carta explicando para a mãe a sua preocupação e peça que ela assine uma cópia com a data em que recebeu a carta, de tb uma para a direção e peça q assine tb. Pq estou dizendo isso... Vc como professora dela tem obrigação de notificar ao Conselho Tutelar se a menina está com sintomas de problemas de saúde e a mãe sendo avisada não toma providências, isso significa maus tratos, pelo menos na concepção de muitos juízes. Fica a dica. Já trabalhei em escola e sou formada em direito, por isso estou te dando esta idéia. Bjs

Roberta disse...

Não é fácil fazer a criançada comer coisas saudáveis , mas daí a mãe nem ligar q ela comeu a casca é demais....

bjosss

Eli disse...

Realmente... é um problema muito sério, que começa dentro de casa!!!
Aqui eles estão preocupados com a obesidade infantil, mas falam mais do que fazem...
Não ouvi falar do Barak Obama aumentar preço do refrigerante aqui, que por sinal é mais barato do que água ou leite.
SE você vai a um restaurante e pede refrigerante, vc acaba o copo, eles enchem novamente, quantas vezes você quiser, e paga 2 dólares por 1 copo!
Um engradado de latinhas de Coca-Cola com 12 latinhas não custa mais do que 5 dólares...
Esta é só a pontinha do iceberg, o problema de obesidade aqui nos EUA é muito grave, é quase que algo cultural!

futura gostosona disse...

realmente, quando vemos um adulto obeso já nos impressionamos, agora, uma criança?
é triste de saber que aindahoje algumas pessoas veem criança gorda como saudável ...

todas nós estamos nos sentindo um pouco chateadas por termos que nos privar de certas guloseimas, e para uma criança essa é uma privação mais dura, pois elas veem os coleguinhas de peso regular coendo de tudo ...

mas eu vi um caso , acho que dos EUA, que um casal perdeu temporariamente a guarda de seus cinco filhos por causa da obesidade, pois eles consideraram como maus-tratos, e realmente, uma coisa é você não querer se cuidar, e outra muito diferente é você deixar seus filhos terem hábitos que não são bons para ela ...

mas olha, meus parabéns pela sua preocupação!!
Minha família tem professores, então me relaciono com várias pessoas que trabalham nessa atividade, e nunca vi nenhum deles terem a atitude de chamar os responsáveis para falar sobre a saude dos alunos ...

juasd disse...

Nossa que problemão! Imagine só a criança com vários problemas e a mãe nem ai, dá vontade de bater em uma mãe dessas ein! é coisa de coselho tutelar isso ein! Tadinha da criança, quando ela vai ser feliz desse jeito? Nossa fiquei bem indignada agora!

Dieta e Prazer - Mey disse...

Meu Deus !

Chocada to eu !!!!!!

concordo com o comentáRIO da Manu

Dieta e Prazer - Mey disse...

ah

as crianças aderem os hábitos da

casa em que vive ... aqui em casa

não faço frituras , comidas

gordurosas , e capricho na verdura,

legumes e frutas , meu filho e 1

1 ano e minha filha de 3 comem de

tudo , adoram comer a florzinha de

brócolis ... beringela "que

gerelamente os adutos nem gostam"

e tudo que coloco a mesa !! Pq ?

é o que eles estão habituados a

ver eu e o pai comer !!!!!!

Gezinha disse...

Acabei de criar um desafio - 5Kg até o Natal, dá uma passadinha no blog, quem sabe vc não gostaria de participar e ficar melhor ainda para as festas de fim de ano.
Abraços
Gezinha

Lela disse...

Nossa, fiquei impressionada! Ela é super compulsiva, né? Espero que essa mão IRresponsável tome uma atitude, antes que seja tarde. Tantas doenças que a obesidade provoca...

Beijinhos

Mona disse...

Olha eu sei que não é fácil fazer vistas grossas para esse tipo de coisa, essa menina esta sofrendo e a mãe nem liga?, poxa a menina é bem capaz de estar com Diabete sim, ainda mais pelo relato do problema de vista, é necessário alguma intervenção, mas vc sózinha fica dificel mesmo ( ainda mais que a primeira que deveria aprender a criar bons modos é a mãe)... agora o que fazer? é comunicar a escola, a diretoria, chamar e até o conselho tutelar nesses casos, porque isso é um descaso com a filha e chega ser sim maus tratos.

Bom fiquei chocada mesmo!!

Juliana disse...

Nossa menina estou chocada!!
Tadinha!!
E pior a mãe acha que isso é normal!!
Espero que tenha sucesso neste caso!!
Beijinhos

K. Willemann disse...

Oiii... nossa senhora fiquei chocada! E o que fazer se a mãe não faz nada? Fica difícil né! Coitada dessa menina!

Beijinhos

A Corrida Para um Corpo Ideal disse...

Acho que educação alimentar vem desde bebê. Uma criança nao tem noção quando é nenem do que é uma verdura ou de um doce. Então cabe a nós (pais) inserir na alimentação das crinças alimentos saudaveis. Fiquei muito chocada com essa criança, afinal de contas como diz: ela é uma crinça e nao tem noção do risco que corre. Provavelmente essa crinça sera uma adolescente infeliz e discriminada. Da vontade de fazer o papel da mae ne?! Mas é impossivel.
Bjs

Dricka disse...

Esse sim é um problema. Mas ela aprendeu com a mãe. Outro dia vi na TV os pais que perderam a guarda dos filhos por eles serem extremamente obesos. E os pais também eram. A saúde dessa criança está completamente comprometida. Só imagino quando ela crescer o quanto que ela será frustrada. Eu nunca fui gordinha na infancia...minha falta de vergonha na cara foi depois de grande. Mas essa criança poderá sofrer problemas psicológicos. Ajude-a Fantinha. Já fiquei triste por ela. Dê uma forcinha! Lhe garanto que ela não se esquecerá disso. Mas você também já tá fazendo sua parte, avisando a mãe. Boa sorte e traga sempre notícias dela. Beijos!

YoYo disse...

Nossa, fiquei passada com essa historia... deixa eu ir mais além... vc nao pode denunciar essa mãe para o ministerio publico da sua cidade? Ambas devem ser acompanhadas por psicologos e assistentes sociais!

Essa mãe precisa de um 'aperto', entende?

As vezes o problema nao é dessa criança, podem ser os problemas e a negligencia da mae que a estao afetando!

Bjos!

Mali disse...

Menina...estou impressionada!!!
10 anos e 80 kg. é muita coisa mesmo. O problema é que as pessoas não veem isso, acham bonito criança gordinha, mas esquecem que criança gordinha pode virar adulto obeso. Acho que o jeito é uma conversa franca com a mãe, pra assustar mesmo e se não der jeito procurar uma autoridade.
beijos...

Liany Kirchner disse...

Menina, que situação!!!
Pior que imagino como voce se sente...meio impotente, e quem pode tomar uma atitude pra ajudar a menina não faz nada. Já pensou em conversar com alguém do conselho tutelar, afinal é uma questão de saúde, quem sabe eles podem te dar uma orientação?
Beijos florzinha

Sissy disse...

O problema não é mudar a cabeça da criança, e sim da mãe. Se a mãe é obesa também, é uma situação muito difícil de mudar.
Problemão esse...

ALEKA disse...

Oi ...
Fico triste com essas situações...infelizmente a sociedade ainda não vê a obsidade como doença...sim como falta de vergonha na cara ou relaxo...para a criança ainda é pior pois os amiguinhos acabam fazendo essas crianças se sentirem pior ainda...
Mas é tão mais facil fazer de conta que não está contecendo nada né?...TRISTE ISSO TUDO....
Beijokas

Priscylla disse...

Acho que devia ter um documento em mãos mostrando que ela estava ciente de suas explicaçãoes.Depois de um tempo devia acionar o Conselho Tutelar.Meu Deus isso é mãe!e ela não sabe quantos problemas está levando para casa principalmente quando essa criança for uma adolescente...ai é que o bicho pega...
Uma tristeza isso...pais irresponsáveis...