quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Calorias Negativas!

Oi,amigas!
Li uma reportagem sobre calorias negativas que muito me agradou! Ajuda-nos muito em nossa dieta. Resolvi colocar aqui para vcs verem tb! As calorias negativas matam a fome e aceleram a dieta, isso mesmo!!! Para digerir estes alimentos, nosso organismo gasta mais calorias do que consome.... então vale a pena investir neles.... vejamos!
Você certamente tem uma amiga maníaca por calorias. Ela conhece os números de todas as bebidas, salgadinhos, doces e te dos pratos mais complicados. Mas o que pouca gente conhece são os alimentos com as chamadas calorias negativas. É isso mesmo: com eles, você emagrece comendo. Isso porque a digestão desses alimentos queima mais energia do que a contida neles, propriamente. "Essa situação também é conhecida por efeito térmico do alimento ou termogênese", afirma a nutricionista Fernanda Machado, da Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição. "Geralmente, os legumes podem ser enquadrados na categoria de alimentos com calorias negativas", afirma a especialista. Na entrevista que você confere a seguir, a especialista explica como funciona o raciocínio e como você pode usá-lo a favor da sua dieta



1. A quantidade de calorias consumida na digestão é, realmente, alta?
Esse gasto calórico varia conforme o tipo de dieta. Por exemplo, a proteína gasta mais energia (cerca de 25% do total energético ofertado) para ser digerida que o carboidrato e a gordura (cerca de 4%). Quanto mais difícil a digestão, maior o consumo energético. O gasto calórico vai variar conforme o Gasto Energético Basal Gasto Energético Total (gasto de energia diário com o metabolismo) de cada indivíduo, que representa de 5 a 15% do GET.


2. Qual a diferença entre um alimento com calorias negativas e um com zero calorias?
Um alimento com calorias negativas é aquele que possui menos calorias do que ele gasta para ser digerido. É o caso do limão, tangerina, melancia, ameixa, brócolis, aspargo, repolho, pepino, cebola, salsão, abobrinha, berinjela, couve-flor, nabo e pimenta vermelha. Um alimento zero calorias é aquele que não possu nenhum nutriente e que até pode causar doenças caso seja consumido em excesso, como os refrigerantes diet.


3. Alimentos de fácil digestão, como carboidratos simples, têm calorias negativas?
Isso vai depender do gasto energético total de cada indivíduo e do tipo de carboidrato (simples: açúcares e amidos ou composto: fibras). Se o gasto energético for alto, ele poderá aproveitar melhor o alimento sem armazená-lo, mas de modo geral, os carboidratos simples e as gorduras possuem menor gasto calórico.


4. Esse trabalho da digestão tem como resposta uma fome mais intensa?
Sim, quanto mais rápida a digestão e o esvaziamento gástrico, menor o tempo de saciedade, o que caracteriza apetite mais intenso e, principalmente, por carboidratos.


5. As calorias usadas na digestão variam de acordo com o organismo?
Ou a média é bem próxima da realidade?Sim, variam conforme o indivíduo. Cada pessoa tem um ritmo de vida que determina seu metabolismo e isso influenciará diretamente no efeito térmico dos alimentos.


6. Ou é o contrário, as calorias ficam tanto mais negativas quanto mais difícil for a digestão?
Baixo valor calórico e alto teor de fibras são dois determinantes para classificar o alimento como negativo quanto ao efeito térmico no processo de digestão. Quanto mais fibra, mais difícil a digestão e mais energia consumida.


7. Em geral, legumes e frutas recebem o selo de "calorias negativas". Em que medida, pensando exclusivamente nas calorias, eles devem estar presentes na dieta?
São alimentos que possuem alto teor de fibras insolúveis e, para o bom funcionamento do intestino e manutenção do peso corporal, devem estar presentes diariamente, pelo menos uma vez ao dia na dieta.


8. É possível emagrecer pensando somente nas calorias negativas?
Existe uma dieta baseada no conceito de "Calorias Negativas", com bom resultado quando o objetivo é perder peso. Mas ela deve ser bem orientada para não gerar deficiência de alguns nutrientes, afetando o equilíbrio do organismo.


9. É possível montar uma equação em que essas calorias negativas são subtraídas da quantidade de energia consumida no dia?
Para isso é necessário calcular o Gasto Energético Basal, Repouso e Total do individuo e analisar toda a dieta.


10. É possível associar calorias negativas e índice glicêmico?
Se sim, de que forma?Sim, quanto maior o índice glicêmico, menor o gasto de energia para digestão, ou seja, a caloria não é negativa.

20 comentários:

Tati disse...

Oi amiga, muito bom curtir a preguicinha, eu aproveitei bastante os dias de folia, não cai no samba, mas aproveitei para viajar e descansar.
Que bom que você voltou!
Ótima está matéria sobre calorias negativas!!!

Kat disse...

Adorei a reportagem, já ouvi falar mas nunca tinha entendido muito bem...
Pena que são poucos os alimentos com calorias negativas. Mas de todo jeito quero investir neles para compensar os excessos.


beijos

Isis Gonzalez disse...

Adorei a matéria das calorias negativas! Vou tentar consumir um pouco mais delas.
E como foi seu carnaval?
bjão

Destino-Emagrecer disse...

Oi, óptimo post, dessa não sabia eu, estamos sempre a aprender, valeu!
Beijos

.::Renata Betim::. disse...

super legal..beijos

disse...

Rss adorei!

beijããão

Gostosura disse...

que legal o post informativo
beijo lindona, e vamos em frente.

Musa disse...

Poxa que legal, e olha que repolho, brócolis e couve flor eu como diariamente.

Menina, descansei muito no carnaval, só piscina, boiando...


Beijinhos

Daniele Ribeiro disse...

Bem interessante essa reportagem heim!!!
To sentindo sua falta no meu blog heim!!!
beijos

Carol disse...

Ei!Obrigada!!Chocolate?Argh Pastel?hummm Mas é verdade....parei com isso!Vou abandonar a cozinha (ou, pelo menos, tentar!)Uau!Muito bom seu post! Boa Sorte!Beijaço

Manu disse...

Já tinha comentado esse post... kd o meu comment?? =((
Tem um presentinho pra vc no meu blog. Bjos

K. Willemann disse...

Pelo que eu li a maioria dos alimentos considerados negativos são aqueles termogênicos não? E também aqueles ricos em fibras.

Gostei mto das perguntas e respostas!

E fico tão feliz que vc voltou de vez!

Se cuida!
Beijinhos

Paty Roberta disse...

Muito interessante!
Bem que podia ter um "docinho" enquadrado nessas calorias negativas,né? rs

Beijão!

Quica disse...

Oi linda! Que bom ver que vc está na ativa de novo!!
Lembra o selinho que eu prometi fazer pra vc? Finalmente consegui terminar! Postei no blog dos selinhos: http://quicamagrinha-selinhos.blogspot.com/2009/02/selinho-para-fantinha.html
Espero que vc goste!!
Se vc quiser mudar alguma coisa, me avisa que eu faço pra vc!
Beijos!

Est_luz / Cazaps / Camila (3 em 1) disse...

Oie linda...
Demorei mas cheguei, rs.
Esta matéria é realmente mto boa, adorei.
Um ótimo fds.
Beijos

SENHORITA ALFACE CRESPA disse...

Negaaaaaaaaaa...tem lista deste alimentos aí????

Anabela disse...

Princesa, eu espero que todas aprendamos com esta matéria que tu colocaste aqui porque ela é duma importância imensa!
Vou copiar e dar pra uns amigos lerem também
Mil beijos e adorei a foto de carnaval e o decoteeeeeeee
como eu amo decote

Camila Vila Nova Wanderley disse...

Oi linda!
Muito interessante a pesquisa, gostei mesmo de saber!

Vou acompanhar teu blog tá?

beijo bem grandão!

joice disse...

olá tdo bem no a conheço mais vou aqui deixa minha marquinha, nunca desista, Deus esta com vc e só confia ok. bjos espero ver vc la no meu cantinho tb...

somebody disse...

酒店經紀人,

菲梵酒店經紀,

酒店經紀,

禮服酒店上班,

酒店小姐,

便服酒店經紀,

酒店打工,

酒店寒假打工,

專業酒店經紀,

合法酒店經紀,

酒店暑假打工,

酒店兼職,

便服酒店工作,

酒店打工經紀,

制服酒店經紀,

專業酒店經紀,

合法酒店經紀,

酒店暑假打工,

酒店兼職,

便服酒店工作,

酒店打工,

制服酒店經紀,